Fuga ou Vingança

Fuga ou Vingança é um projeto inteiramente movido pelo entusiasmo do RPGênesis 2011. E agora divido com vocês a experiência de ter participado do evento para criação de jogos em língua portuguesa, que resultou em um PDF, com a primeira versão do jogo. É verdade que nessa primeira versão, o jogo ainda não está completo, não foi testado nem teve seu texto  revisado. Mas, acredito que o espírito do RPGênesis é bem esse, mostrar o que está sendo feito e como está sendo feito. Tudo às claras, dividindo acertos e tropeços com quem estiver interessado.

DOWNLOAD DO PDF

FugaOuVingança_v.0.1_playtest

Download PDF das Planilhas de Jogo

Fuga ou Vingança: Bilhete do Cangaceiro v.0.1 para playtest

Fuga ou Vingança – Bilhete do Bando v.0.1 para playtest

Durante o evento, todos nós somos convidados a responder um questionário sobre nosso projeto.

Qual é o nome do teu RPG?

Fuga ou Vingança

Qual é o teu nome?

Marcos Silva

Numa frase, o teu jogo é sobre o quê?

Remanescentes de um bando de cangaceiros, que foi dizimado por uma Volante, precisam decidir entre abandonar o banditismo ou seguir com seu destino de cangaceiro.

Numa frase, de que é que gostas mais no teu jogo?

Do fato de que cada personagem existe enquanto os mitos a seu respeito perdurarem.

Tens algum link para o teu texto online?

http://maisrpg.garagemrpg.com.br/rpg-nesis-2011-fuga-ou-vingan

Um pouco mais sobre Fuga ou Vingança

A inspiração para a situação tema do jogo vem de um quadrinho brasileiro chamado Bando de dois, de Danilo Beiruth.  Em Fuga ouVingança, os personagens são Cangaceiros que acabaram de ter seu bando emboscado, e quase que inteiramente exterminado por uma Volante. Apenas os personagens dos jogadores sobreviveram.  A Volante, liderada por um certo Tenente, continua a perseguir os remanescentes do bando. Durante a narrativa, os personagens Cangaceiros precisam decidir se irão Fugir, que de maneira abrangente tem o sentido de abandonar a vida do cangaço, ou se irão se Vingar, que significa retaliação contra a Volante e reafirmação de seu destino de cangaceiro.

O jogo utiliza a temática nordestina do cangaço, mas não pretende ser nenhum guia cultural ou informativo sobre o tema. De maneira que o grupo de jogadores deve se sentir a vontade para tratá-lo com a profundidade que desejar. Nos quadrinhos Bando de Dois, a narrativa ganhar contornos de western, por exemplo. Fuga ou Vingança,  não possui uma abordagem da fantasia, no sentido de que não há criaturas mágicas, armas encantadas ou algum podere sobre-humano envolvido nas estórias de seus personagens. Tudo que há é uma certa “aura mítica”, envolvendo a figura dos cangaceiros e suas façanhas mais conhecidas. Se são verdadeiras ou não, isso será revelado durante o jogo.

A proposta mecânica do RPG é simples, bem no espírito de alguns jogos do John Wick, principalmente o The Shotgun Diares.  Comuma simples rolagem de dados de seis faces (bozós), o controle narrativo é quase que inteiramente partilhado entre o narrador, aqui chamado de Contador de Causos, e os jogadores, os Cangaceiros. Sempre que surge um conflito, o Contador de Causos pede aos Cangaceiros para que decidam : Fuga ou Vingança? De acordo com o tipo de ação que o Cangaceiro tem intenção de narrar, ele escolhe uma opção, rola 5 bozós e checa o resultado. Números pares representam Fuga e os ímpares, Vingança. Se a maioria dos resultados combinarem com a opção escolhida, o Cangaceiro passou no teste.  Agora ele detém o controle narrativo e nos conta o que acontece. Caso falhe, o controle narrativo continua com o Contador de causos, e o Cangaceiro certamente vai se dar mal. Essa é a mecânica utilizada para resolver tudo no jogo.

Cada personagem Cagaceiro é conhecido por alguma façanha que, conta-se, ele realizou. Essa fama de bandoleiro audaz é o que alimenta a narrativa de Fuga ou Vingança. Os jogadores podem fazer um número de afirmações sobre seus personagens, são seus Talentos. Esses Talentos podem ser verdadeiros ou apenas míticos, o que será revelado durante a narrativa. Quando um Cangaceiro falha ao tentar demonstrar um desses Talentos, ele revela-se falso e é perdido. Qualquer personagem, Cangaceiro, Soldado de Polícia ou Tenente, que tiver todos os seus Talentos revelados como falsos, está fora da narrativa.

Bem, isso é o básico sobre o projeto Fuga ou Vingança. Espero que apreciem e que alguém possa se divertir um dia testando-o, assim como eu me diverti fazendo.

Anúncios

One Response to Fuga ou Vingança

  1. Ferro says:

    Eu gostaria muito de ter acesso ao jogo
    Pra conhecer e jogar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: