+RPG 9 – Shinigami RPG com Ricardo Tavares

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Abrindo a temporada  2012 de conversas sobre jogos de contação de estórias, eu, Marcos Silva , trago Ricardo Tavares (podcaster do Jogador Sonhador) para falar de seu projeto Shinigami: Contos dos Deuses da Morte. Depois de um playtest online do jogo, o autor faz algumas considerações sobre seu trabalho.

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Espero que divirtam-se com esse nono episódio do +RPG!


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PERSSON (eleven) – Disponível sob a licença Creative Commons

Duração: 59:45 min

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PENSAMENTOS SUGESTIVOS, CRÍTICOS, DUVIDOSOS E DISCORDANTES
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14 Responses to +RPG 9 – Shinigami RPG com Ricardo Tavares

  1. Pingback: Entrevista no podcast MaisRPG « Shinigami

  2. Muito bom, agora quero conhecer mais a fundo o jogo. Adoro a temática.

    • Marcos Silva says:

      Durante o playtest senti o jogo Interessante, divertido, aventuresco e aterrorizante em algumas partes.
      A trama, na qual se baseia o tutorial é muito bem fundamentada na cultura japonesa.

    • Obrigado, John. Foi pena nós não termos conseguido gravar as três sessões que jogamos no Hangout. Já dariam uma ideia mais concreta deste RPG.

  3. Excelente episódio e um belo insight sobre o processo de design e playtest do jogo. 🙂

    • Marcos Silva says:

      Uma pena mesmo não podermos ter tido uma boa conversa nós todos que participamos do playtest nesse episódio. De qualquer forma, podemos ver que Shinigami renderia muitos outros episódios.

      • jrmariano says:

        Não sei. Por outro lado a vossa interação foi bem mais focada do que seria se estivéssemos estado presentes. Acho que foi melhor assim.

    • Teria sido mais acerca dos Contos de Hiroshima se estivéssemos os quatro a falar sobre as nossas sessões online. Assim, foi um pouco mais genérico, mas espero que tenha ficado minimamente interessante.

  4. gradium says:

    Muito Bom o bate papo. Deu pra entender o “mindset” do Jogador Sonhador =D Eu gosto de criar o personagem, com alguma história e ligar essa no desenvolvimento na história geral do grupo, inclusive tentando influenciar nestas ligações. Mas não abrindo mão de que novos elementos surjam durante o jogo!

    • Eu por acaso tendo mais para o estilo “ir criando a personagem à medida que vou jogando”. Gosto que as personagens tomem decisões e reações que me surpreendam e/ou ajudem a fazer avançar a história no rumo que me parece melhor. 🙂

      • gradium says:

        É um estilo, mas depende muito da tendência do mestre. Eu (quando mestrava) partia dos personagens e não do mundo de jogo. Aí complica um pouquinho se eles não tem uma base. Mas acho que o melhor é um estilo híbridio: 50% backgroun e 50% Criação em Andamento. 🙂

    • Obrigado! O objetivo também é começar a jogar o mais rapidamente possível e fazer com que os jogadores e a Morte aprendam as regras juntos em vez de estarem previamente a ler o livro e a criarem personagens.

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